Tunquen na Revista Wiken “As novas pequenas Viñas que você tem que conhecer”

Wiken 130517

Ok, a tradução do titulo da matéria ficou péssimo, faltou inspiração, mas vamos ao que importa: A Revista Wiken é uma especie de guia para o fim de semana no Chile (wiken = chileno para weekend, boa né?). Ela vem encartada com o jornal El Mercurio às sextas-feiras, e tem artigos e entrevistas sobre cultura e gastronomia.

Patricio Tapia, que tambén é o editor e degustador do Guia Descorchados (mais sobre o Descorchados aqui e aqui), é o colunista de vinhos da Wiken, e escreveu um artigo muito interessante sobre os recém chegados a nova cena do vinho chileno.

Seus comentários sobre Tunquen:

O novo de Casablanca: Tunquen

Este es um dos projetos mais novos no Vale de Casablanca. A primeira safra é de 2011, e quem os produz são dois brasileiros, Angela Mochi e Marcos Attilio, relacionados com a importação de vinhos chilenos para o Brasil e hoje dedicados a facer vinos em solo local. Atualmente compram toda a uva a produtores de Casablanca, mas já tem planos para plantar um vinhedo no mesmo vale. Por enquanto, produzem apenas umas mil e trezentas caixas de doze garrafas.

Vinho destacado: Tunquen Cabernet Franc 2011
Uma pintura realista de cabernet franc de clima frio. Este tinto está cheio de notas herbáceas e de una acidez vibrante e refrescante. E atenção com a textura, que é suave, e se move na boca como una geléia de cerejas, sem asperezas. Se estavam buscando um tinto para o atum grelhado, acabaram de encontrar.

O artigo completo está aqui (em espanhol).

Advertisements